9 de julho de 2015

Dicas para preparar viagem a Moçambique

Olá pessoas! Decidi escrever algumas dicas práticas para quem está a pensar ir a Moçambique.  O que tenho que ter em conta aquando da preparação da viagem?
  • visto
  • consulta do viajante
  • fuso horário e temperatura
  • moeda e preços
  • condução e transporte
  • língua e expressões

visto


Para alguém de nacionalidade portuguesa entrar em Moçambique precisa de visto. Em Lisboa o visto pode ser pedido não na Embaixada mas no Consulado Geral da República de Moçambique que atualmente se situa no Restelo. Dependendo do assunto que queiram tratar os dias e os horários de atendimento variam.

Os documentos pedidos são os normais: 2 fotografias; fotocópia da passagem de ida e volta; comprovativo de condições de alojamento; passaporte com validade não inferior a 6 meses; e, formulário preenchido e assinado. De qualquer das formas aconselho a informarem-se ou via telefone ou presencialmente se necessitam de mais algum documento pois às vezes as regras mudam.

No meu caso como ia também a África do Sul tive que pedir visto de entrada múltipla, pois além de entrar em Moçambique via Portugal também ia voltar a entrar em Moçambique via África do Sul. Paguei 165 euros.

Para mais informações podem visitar o site deles aqui.

consulta do viajante


É muito importante ir à consulta do viajante antes de ir para Moçambique. O principal motivo é a malária, embora haja outras doenças a ter em consideração.

Nenhuma vacina ou tratamento específico é exigido para entrar no país mas aconselham a vacina contra a febre tifóide, contra a hepatite A e uma medicação contra a malária. E eu decidi aceitar os conselhos.

Em relação à malária são vários os efeitos secundários que a pessoa pode vir a desenvolver na toma do medicamento "anti-malária", desde vómitos, enxaquecas, pesadelos, alucinações, etc, etc. Mas se lerem as bulas dos medicamentos que costumam tomar também se iriam assustar com as possíveis consequências nefastas. Eu não tive qualquer tipo de efeitos secundários e ainda bem! O que aconselham é tomar um medicamento por semana sempre no mesmo dia. Iniciar a toma duas semanas antes da partida para o país, manter a toma durante a estadia e continuar a toma mais quatro semanas após o regresso. Sempre depois de uma refeição, de preferência o almoço, e com muita água.

Para além disso levar um carregamento de repelentes para insetos!

fuso horário e temperatura


informação do vôo @ avião
Dependendo da altura em que vão para Moçambique o fuso horário poderá ser diferente. Se forem no nosso verão a hora lá é uma hora a mais. Se forem no nosso inverno lá são duas horas a mais.

O clima é tropical. Eu fui em dezembro e janeiro por isso foi a pior época para ir. Não que estivesse mau tempo, pelo contrário, mas era calor que não acabava mais e que eu não estou habituada!

moeda e preços


A moeda nacional é o metical (MZN) e neste momento 1 euro equivale a 42,4340 meticais. Mas não se enganem porque embora a moeda moçambicana tenha menos valor que o euro os preços em Moçambique não são muito diferentes dos que se praticam na Europa, pelo menos em hotéis e restaurantes. Se tiverem onde cozinhar comprar no mercado da cidade ou no mercado de peixe compensa!
marisco @ Maputo (Moçambique)

condução e transporte


Ao contrário daqui de Portugal, a condução em Moçambique efetua-se pela esquerda. Por isso se forem conduzir ou mesmo se não conduzirem tenham em atenção a este "pequeno" pormenor.

Para se deslocarem na cidade de Maputo, e se não conduzirem, podem sempre andar a pé ou andar de táxi. Desaconselho a utilização dos transportes chamados "chapa", só se quiserem ter uma experiência um tanto "ó" quanto perigosa. São carrinhas que estão sempre super lotadas, em que os condutores não são os mais respeitadores das regras de trânsito. ME-DO!

língua e expressões


Para além do português, que é a língua oficial do país, há vários dialetos / línguas que são falados pela população, dependendo da região em que se encontram.

Deixo aqui algumas expressões típicas usadas em Moçambique que eu ouvi e achei piada:
- maningue nice | muito bom
- taxar | comer
- tcheca lá | olha lá
- chapa | nome dado às carrinhas de transporte semi-coletivas de passageiros
- my love | nome dado às carrinhas de caixa aberta de transporte semi-coletivas de passageiros
- chuinga | pastilha elástica
- geleira | frigorífico
- machimba | fezes
- machamba | quintal
- machimbombo | autocarro
- kanimambo | obrigado

✎ E vocês, conhecem outras expressões típicas de Moçambique?


ver também
Snorkeling na Inhaca

1 comentário :