20 de setembro de 2014

Roma - considerações

No passado mês de maio fui pela segunda vez a Itália. Um país que pretendo visitar mais vezes pois tem uns sítios que ainda não conheço e estou bastante curiosa. Nestas férias fui até à capital - Roma, e revisitei Firenze, uma cidade que adorei conhecer quando fui com duas amigas no ano de 2012.
@ Roma, Italia
@ Roma, Italia

transporte


O voo foi feito através da RyanAir e teve uma duração de quase três horas. Para quem não sabe já é permitido levar connosco, para além da mala de cabine, uma pequena carteira com as seguintes dimensões: 35cm x 20cm x 20cm.

Na chegada ao Aeroporto de Ciampino em Roma pode-se apanhar o autocarro da companhia Autobús Terravisión para a Estação Termini que tem a duração de 40 minutos com o custo de €6 (se comprado on-line fica por €4).

alojamento


O alojamento foi feito num apartamento. Éramos seis pessoas e por isso ficou mais barato do que ficarmos alojados num hotel. Foi através da Airbnb que fiz a reserva e respetivo pagamento e o apartamento escolhido foi o Villafranca Rome Apartment. Fica perto da Estação Termini o que é ótimo para apanhar autocarros e metro e está muito bem localizado, fora da confusão do centro turístico.

gastronomia


Desta vez não fotografei as refeições que fiz mas tenho que destacar uma gelataria que adorei - Gelateria La Romana, que fica na Via XX Settembre, 60, 00187 Roma, Italia. Para além dos gelados servem outro tipo de sobremesas, como bolos e crepes. Os gelados são fantásticos, cremosos e muito saborosos. Têm nomes muito peculiares e as minhas escolhas foram feitas aleatoriamente, mas não me arrependi. Descobri-a através do TripAdvisor.
Gelateria La Romana @ Roma, Italia

o que visitei


São vários os locais a visitar em Roma e que irei falar em próximos posts, como por exemplo: o Coliseu; o Palatino e o Fórum Romano; o Panteão; e, várias praças, fontes e obeliscos. Na Cidade do Vaticano não se pode perder a visita à Basílica de S. Pedro e ao Museu do Vaticano.

Deixo agora algumas fotografias e alguns outros pontos de interesse que visitei mas que não irei fazer um posts específico.

monumento nazionale a vittorio emanuel II


O Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II é um monumento em honra do primeiro rei da Itália unificada - Vítor Emanuel II da Itália, considerado o pai da pátria italiana. Situa-se entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino tendo sido projetado por Giuseppe Sacconi em 1885. Foi inaugurado em 1911 e completado em 1935.
Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II @ Roma, Italia
A tumba "Ignoto militi", que significa soldado desconhecido, é um símbolo e homenagem aos 650.000 soldados italianos que morreram na I Grande Guerra.
Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II @ Roma, Italia

area archeologica del teatro di marcello


O Teatro di Marcello é uma edificação da Roma Antiga. Começou a ser contruída por Júlio César e foi finalizada por Augustus. Fica na zona meridional do Campo de Marte conhecida como Circo Flamínio, entre o rio Tibre e o Capitólio, na Via del Teatro di Marcello 44.
Area Archeologica del Teatro di Marcello @ Roma, Italia

bocca della verità


A Bocca della Verità é uma peça redonda de mármore que possivelmente fazia parte de uma fonte. Conta a lenda que se colocarmos a mão dentro da boca e dissermos uma mentira, ela irá morder-nos. Foi colocada no pórtico da igreja Santa Maria in Cosmedin, uma das mais bonitas igrejas medievais. Fica na Piazza Bocca della Verità, 18.
Bocca della Verità @ Roma, Italia

✎ Já foram a Roma? O que mais gostaram de visitar?


ver também
Roma - Coliseu Romano
Roma - Palatino e Fórum Romano
Roma - Panteão
Roma - praças, fontes e obeliscos
Vaticano - Basílica de S. Pedro
Vaticano - Museus do Vaticano

Sem comentários :

Enviar um comentário